Projeto Java Desktop com Maven 4º Post

Olá,

Projetinho parado há algum tempo devido a falta de tempo, mais vamos dar sequência para concluir.

Pra inicio, criei um JFrame dando o nome de Principal.

Como o nome já diz, esta será nossa tela principal do sistema, ela que será aberta quando nosso sistema for inicializado.

Para ela não irei fazer nada muito difícil, inseri somente uma barra de menu com dois itens.

Ficando da seguinte forma.

Image

Para a opção Estado do menu, criei um JDialog dando o nome de EstadoForm.

Para ele também nada excepcional, dois campos de texto e um menu com as opções novo, salvar, editar e excluir.

Resumindo nosso formulário ficou da seguinte forma.

Image

Como todos sabem Java é uma linguagem que trabalha com Orientação a Objetos.

Pensando toda nossa tela se torna um objeto assim como cada item da nossa tela também se torna um objeto.

Por enquanto vamos pensar em nossos botões e por sinal temos quatro.

Se cada botão é um objeto, significa que cada um terá um comportamento.

Ps.: Se você pensou que nem todo objeto tem um comportamento, acredite ficar parado sem fazer nada por incrível que pareça é um comportamento.

Em Java, comportamentos são implementados criando-se métodos.

Passo inicial seria pensarmos nas ações que devem ocorrer quando ocorrer um click no botão Novo.

Primeiro passo seria habilitar os campos para preencher e já vamos garantir que estes campos estejam limpos para que nosso usuário preencha com os dados que quiser.

Vamos criar dois métodos separados para executar esta ação.

Se você pensou por que dois métodos separados a explicação mais simples para isto seria a seguinte.

Como estamos utilizando componentes Swing, tais componentes possuem nativos a implementação de um Listener (ouvinte) para eventos, ou seja, um click, o apertar uma tecla, etc.

Para este caso estaremos criando um evento para o click no botão que criamos.

Para fazer isto, click com botão direito do mouse sobre nosso botão > action > actionPerformed.

A ferramenta irá gerar o seguinte método.

private void jButtonActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {  }

Nosso trabalho agora será implementar o comportamento desde método, uma vez que quando o usuário efetuar um click em nosso botão, o Listener saberá que é este método que deve ser executado.

Voltando agora na parte em que disse que criaríamos dois métodos separados para cara ação.

Para as duas ações em específicas que seria habilitar e limpar, e tais ações são bem genéricos e podem ser reutilizadas pra vários outros botões, então dentro dos métodos que indicará qual será a ação de nosso botão, apenas incluímos a chamada para nossos dois métodos, ficando da seguinte forma.

private void jButtonActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {

habilitar(true);

limpar();

//demais métodos

}

Como o foco deste post é somente fazer um exemplo bem simples dando os conceitos básicos para quem esta iniciando com Java encerro por aqui.

Abraço e até mais.

O projeto completo ficará disponível no Git Hub.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s