TCC 1ª Etapa – Conhecendo a regra de negócio

Bom este ano, por seu meu ultimo ano na universidade tem aquele velho trabalho que põe medo e tira o sono de muita gente, o trabalho de conclusão de curso mais conhecido com TCC.

Resolvi então postar toda semana como esta o andamento do meu TCC e também as dificuldades e soluções que encontrei neste trabalho. Não sei se vou conseguir fazer toda semana mais vou tentar.

Minha proposta para este ano foi desenvolver uma aplicação desktop para gerenciamento industrial e para o setor de vendas vou criar um sistema para pedidos via web.

Para este primeiro post vou falar do meu tema e da primeira faze para o desenvolvimento de software.

Para o desenvolvimento deste trabalho primeiro temos que encontrar uma empresa que tenha alguma dificuldade no gerenciamento de suas informações. Isto pode acontecer em diversos casos como: gerenciamento da empresa é feito manualmente, sistema existente é antigo ou não atende as necessidades da empresa ou ate mesmo existe um sistema muito complexo que ninguém consegue entender como funciona, entre outras coisas que afetam a rotina de gerenciamento da empresa.

Após identificar a empresa começamos o nosso trabalho de verdade.

A engenharia de software requer de inicio um planejamento para o desenvolvimento de softwares. Nada de sair programando logo de cara sem saber o que esta programando.

Para isso, todo este processo é divido em etapas, e com este projeto não foi diferente. Vou tentar descrever as etapas que passei até agora.

1ª Etapa: Conhecimento da Regra de Negócio.

Para desenvolver uma aplicação que consiga atender a necessidade de uma empresa deve se entender perfeitamente o funcionamento da empresa pelo lado de dentro dela. Conhecer a regra de negocio da empresa é um requisito essencial. Para conhecer a regra de negocio temos que conversar com que entende do negócio, então conversas com o proprietário da empresa, pessoas que trabalham na empresa são essenciais, mais ainda restaram duvidas então partimos diretamente para uma visita a empresa observando atentamente cada operação da empresa. Para este trabalho a empresa é uma fabricante de peças de metal, então fui à empresa para entender o processo de fabricação, como cada peça é feita, desde o momento em que se pega a matéria prima no estoque até a hora em que se tem a peça na embalagem pronta para a entrega. Agora por que isso? A resposta é simples, se eu vou desenvolver um sistema para controlar a empresa eu preciso saber o que vou ter que exatamente terei que controlar. Quanto mais detalhes forem colhidos nesta etapa menos problemas na hora da programação e melhor será o resultado final.

Outro ponto importante nesta parte que foi que observando o modo de funcionamento da empresa que tive a ideia de implementar o sistema de pedido web, observei o setor de vendas e vi que os pedidos ou eram feitos por telefone ou por representantes comerciais que visitam os cliente. Agora imagine se em uma semana acaba todo o estoque do cliente e o representante não passou para fazer os pedidos, o cliente liga na empresa e os telefones estão todos ocupados. Resultado o cliente liga no concorrente e ele o atende. Resumindo a empresa perdeu o cliente por falta de opções no atendimento ao cliente. Particularmente gosto bastante da ideia de visitar a empresa para ver o funcionamento, pois é a hora em que as ideias para resolver problemas surgem, algumas muito interessantes outras acabam se tornando inviáveis mais ideias tendem a surgir aos montes.

Após alguns dias estudando a regra de negocio da empresa temos um monte de papeis cheios de anotações e isso é muito bom, pois vai servir na hora da programação, pois quando aparecer uma duvida isso servirá de guia de ajuda.

Porém esta etapa não para somente por ai, como eu disse a engenharia preza por um planejamento para o desenvolvimento de softwares, e esta etapa se torna muito importante, pois e nela que se reúnem informações para as próximas etapas, pois com o conhecimento da regra de negocio da empresa terei o conhecimento necessário para fazer o levantamento de requisitos e o estudo de viabilidade. Mais este temas serão para os próximos posts.

2 comentários sobre “TCC 1ª Etapa – Conhecendo a regra de negócio

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s